7º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial

Presidente da OCBPM

Olá Municipalista,

Ciente da importância de valorizar e fortalecer o potencial das Cidades Históricas, Turísticas e os Sítios do Patrimônio Mundial, Natural e Cultural no Brasil, a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) promove, em parceria com a Prefeitura de Salvador, e com o apoio institucional da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e União dos Municípios da Bahia (UPB), o 7º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial. Com o tema Turismo, Patrimônio e Sustentabilidade: Caminhos para o Futuro, o evento ocorre de 10 a 12 de dezembro, em Salvador/BA.

Para esta edição, escolhemos a capital baiana para sediar o evento. A cidade, que teve seu Centro Histórico reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1995, possui numerosos edifícios renascentistas e vem se destacando por suas iniciativas na captação de investimentos e priorização de ações de recuperação e utilização do patrimônio como um vetor de desenvolvimento para o Turismo.

O Encontro tem por objetivo trabalhar a governança do turismo nas cidades Patrimônio Mundial brasileiras de forma sustentável, bem como promover a utilização do patrimônio como atrativo de riquezas, desenvolvimento e seu aproveitamento pelo turismo, especialmente no momento pós pandemia. Para tanto, serão abordados três eixos temáticos: Patrimônio, Turismo e Sustentabilidade.

Além disso, buscamos avançar na Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial, formalizada por meio do Decreto 9.763, que dispôs sobre a Política Nacional de Turismo para desenvolver, ordenar e promover os segmentos turísticos relacionados ao Patrimônio Mundial Cultural e Natural do Brasil.

As cidades detentoras de patrimônios culturais e naturais brasileiras, repletas de tradições e belezas naturais, revelam a construção de uma nação plural, e também são espaços privilegiados, onde se é possível vivenciar e experimentar toda a riqueza do Brasil. Por isso mesmo, atraiam e acolhiam visitantes de todos os pontos do país e do exterior. No entanto, em decorrência da pandemia da Covid-19, cessaram os investimentos e o fluxo turístico.

Nesse sentido e de forma inovadora realizaremos o evento de duas formas: virtual e presencialmente. Na parte presencial, receberemos prioritariamente, os gestores municipais, os novos gestores eleitos e as autoridades nacionais em ambiente adequado e atendendo a todos os protocolos de segurança da cidade receptora. Com o objetivo de proporcionar aos participantes outra forma de acesso as temáticas abordadas, o evento também será transmitido de forma on-line de forma aberta.

A participação de prefeitos, prefeitas, secretários e secretárias municipais, vereadores, vereadoras e demais agentes municipais, presencial ou virtualmente, é essencial na construção de propostas que contribuam para o fortalecimento da capacidade local, do poder de cooperação e do grande potencial para a geração de riquezas, trabalho e renda. Faça parte dessa iniciativa.

Mário Augusto Ribas do Nascimento Presidente da OCBPM